segunda-feira, 23 de julho de 2012

Estudo para adolescentes e jovens: Namoro

Este é um estudo para jovens, que pode ser usado na Escola Bíblica Dominical ou em Uniões de Treinamento. É um estudo interativo. Por isso, é importante incentivar a participação do pessoal.

Responda rápido: Quando começar a namorar? Como escolher um(a) namorado(a)? Como namorar? Por que namorar?
Você, provavelmente, já conversou com seus amigos sobre namoro, certamente, tem uma opinião a respeito disso. Mas o que queremos, com esta lição, é conhecer a resposta de Deus para assuntos tão importantes como esses. Afinal, se quisermos ser Jovens Radicais de verdade, precisamos conhecer... A IDEIA DE DEUS SOBRE O NAMORO.
Você pode questionar: Mas a Bíblia fala sobre namoro? E se falar, isso ainda se aplica aos dias de hoje? Se aplica a nós, adolescentes e jovens do século XXI?
Leia o texto de Eclesiastes 11.9. O que você entendeu sobre ele?
Muita gente pensa que a Bíblia é um livro que proíbe tudo e que, por isso, ser crente significa ser chato, quadrado, quase extraterrestre. Porém, o que a Bíblia realmente nos ensina é que devemos usar nossa liberdade com responsabilidade. Somos livres para fazer escolhas, para decidir como conduzir a nossa vida. No entanto, devemos lembrar que nossas escolhas boas ou más geram consequências. Por isso é tão importante aproveitar os conselhos bíblicos para aprender a decidir bem.
Você já parou para pensar nas consequências de suas escolhas? Pode dizer que tem feito escolhas sábias?

POR QUE NAMORAR?
Talvez resposta pareça óbvia, mas é preciso entender que namorar apenas para não se sentir solitário ou se apaixonar por alguém com quem você não teria uma amizade, mas apenas por motivos fúteis como a aparência, pode ser uma fonte de frustrações.
O livro “Limites no namoro” cita alguns bons motivos para namorar:

A) O namoro oferece oportunidade para se conhecer, conhecer outras pessoas e conhecer relacionamentos dentro de um contexto seguro.
Quando acontece do modo correto, o namoro é um período incubador de descobertas: do sexo oposto, da própria sexualidade, de limites morais, da necessidade de saber se relacionar e do próprio gosto em relação às pessoas. Mas o namoro deve acontecer no contexto apropriado. Uma pessoa solteira deve namorar dentro de um grupo de pessoas que se preocupe com ela e possa ajudá-la. Para os jovens e adolescentes, esse contexto são seus pais, amigos, a juventude da igreja, seu pastor, etc.

B) O namoro oferece um contexto para aprender a se relacionar e resolver problemas.
Com o namoro é possível aprender e exercitar comportamentos fundamentais para um relacionamento duradouro: comunicação, abertura, confiança, força de caráter, sinceridade e abnegação e atenção. Caso as pessoas descubram imaturidade em alguma dessas áreas, terão a chance de melhorar antes de assumir um compromisso mais sério como o casamento.

C) O namoro oferece a oportunidade de aprender o auto-controle.
O namoro dentro dos limites de Deus faz as pessoas aprenderem a se relacionar sem se expressar sexualmente. Quando levado da maneira correta, o namoro ensina que o relacionamento e a verdadeira preocupação com o outro são mais importantes do que a satisfação pessoal e a expressão sexual.

QUEM NAMORAR?
O que você acha do namoro entre um cristão e um não-cristão? Agora leia 2 Coríntios 6.14-15. O que a Bíblia fala sobre o assunto? Por que você acha que Deus incluiu esse conselho em sua Palavra?
Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. (Mateus 22.37)
Quando colocamos nossa vida voluntariamente sob o senhorio de Cristo, entregamos todo o nosso ser a Ele: corpo, mente e coração. Isso significa uma mudança radical em nossos valores de relacionamentos, vocação, família, finanças, sexo e questões sociais. E, claro, toda essa mudança de valores influenciará nossas relações amorosas.
No entanto, muitas pessoas quando começam a namorar enfrentam conflitos sérios entre seus valores e os valores da pessoa com quem namoram. Por isso, Paulo nos adverte sobre o jugo desigual.

QUANDO E COMO NAMORAR?
Abra sua Bíblia em 1 Coríntios 6.12. Não há uma idade exata para se começar a namorar, mas se você está pensando no assunto, vale a pena se questionar se você está maduro o suficiente para iniciar um relacionamento amoroso com alguém. Seja sincero com você mesmo e “não caia na pilha” dos colegas que insistem para que você “fique”.
Quanto a “como namorar”, fica a dica de Paulo aos Coríntios: tudo é permitido, mas, como discípulos de Cristo, nem tudo convêm! Logo abaixo, nos versículos 19 e 20 do capítulo 6, Paulo diz que nosso corpo é a moradia do Espírito Santo e, por isso, deve servir para glorificar a Deus.
Por isso, pergunte-se: a forma como eu namoro glorifica a Deus?


______________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia Sagrada. Nova Versão Internacional.
CLOUD, Henry & TOWNSEND, John. Limites no namoro: quando dizer sim, quando dizer não. São Paulo: Editora Vida, 2002.

0 comentários:

Compartilhe o post

Facebook Favorites More